As celebridades ganham
cada vez mais destaque com o licenciamento. De olho em um mercado que
faturou R$ 5,7 bilhões em 2011 e cresce, em média, 5% ao ano, segundo
dados da Associação Brasileira de Licenciamentos (Abral), marcas se
associam a figuras como Ana Hickmann, Luan Santana, Neymar e Eliana para
aumentar as vendas. O aquecimento do setor dá ainda espaço para novatos
como Anderson Silva, Paula Fernandes e Marimoon, apostas para o ano
2012.
Os personagens de desenhos animados, entretanto, são os que mais contribuem para o crescimento das vendas de produtos
licenciados, com foco no público infantil. Mesmo assim há um aumento no
interesse das marcas para lançar produtos voltados a jovens e adultos,
com personalidades que agregam maior valor, como popstars e esportistas.
Apesar de não revelar números de faturamento ou vendas, as agências
responsáveis pelo gerenciamento das celebridas apontam o bom desempenho
dos artistas com licenciamentos, artribuindo ao apelo emocional e à
ligação com o consumidor.
“Quando você se associa a uma celebridade que tem um público cativo,
ela tem o poder de passar esta imagem para os produtos. As marcas
utilizam os artistas para falar de saúde, beleza, moda etc. Eles já têm
credencial entre os consumidores e as empresas aproveitam está tática
para chamar a atenção e atrair mais pessoas”, declara Maurício Tavares, Diretor da Agência Tass, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Saber posicionar a marca
Apesar do licenciamento de celebridade ser uma atrativo para o produto, algumas escolhas podem fugir do posicionamento do artista ou não condizer com a sua postura pública. Para não correr o risco, as agências buscam cada vez mais diminuir o número de ofertas e investir em qualidade e afinidade. A marca Luan Santana, por exemplo, busca atingir o público jovem e adulto, entretanto, já foram realizadas parcerias com marcas de brinquedos, para a confecção de bonecos, bolas e jogos para crianças a partir dos oito anos.
Apesar do licenciamento de celebridade ser uma atrativo para o produto, algumas escolhas podem fugir do posicionamento do artista ou não condizer com a sua postura pública. Para não correr o risco, as agências buscam cada vez mais diminuir o número de ofertas e investir em qualidade e afinidade. A marca Luan Santana, por exemplo, busca atingir o público jovem e adulto, entretanto, já foram realizadas parcerias com marcas de brinquedos, para a confecção de bonecos, bolas e jogos para crianças a partir dos oito anos.
O cantor sertanejo também estampa duas marcas de chicletes e balas
destinadas tanto ao público adolescente quanto ao infantil. “Para o
licenciamento dar certo temos que tomar cuidado com o posicionamento da
marca, como em qualquer outro mercado, e estarmos alinhados com a visão e
a expectativas do artista. Entramos no setor de Cama, Mesa e Banho, com
um lençol, dentro do raciocínio de que a adolescente gosta de levar o
ídolo para o quarto, então ela vai ficar satisfeita em ter o Luan
Santana em sua cama”, diz David Diesendrunck, Diretor da Agência de
Licenciamentos Redibra, em entrevista ao portal.
Para chamar a atenção do público mais jovem, a Florestal Alimentos
resolveu unir a imagem de Luan Santana às balas da marca Flópi sem
açúcar. Com 75 fotos diferentes do cantor em cinco sabores, a empresa
tornou o produto colecionável pelo público e aumentou o volume de vendas
em 22% com a inicativa. “A marca é tradicional e pela natureza do nosso
produto o maior público são as mulheres. O licenciamento nos ajuda a
buscar novos consumidores. No passado, já nos associamos a Angélica,
Sandy & Júnior e clubes de futebol”, conta Adriano Orso, Gerente de
Marketing da Florestal Alimentos, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Mesmo com o sucesso da parceria com a Flópi, para gerenciar o
posicionamento da marca, a Redibra repensa a estratégia e deve
descontinuar alguns produtos licenciados, entre eles os chicletes e
balas, apesar de não divulgar as marcas. Ainda assim, a agência segue
com 50 itens, como caderno, vestuário, bijuterias e mochilas e, para o
Dia dos Namorados, prepara o lançamento de uma linha de cuidados
pessoais do cantor e enxerga ainda oportunidades no ramo de calçados.
Fonte: Mundo do Marketing
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